sábado, 23 de junho de 2012

Alan Turing


Hoje 23 de junho de 2012 comemora-se o centenário de nascimento de Alan Mathison Turing. Considerado um dos pais da Computação, o matemático britânico um dos primeiros cientistas a criar um modelo matemático teórico para o computador universal, antes que os primeiros equipamentos desse tipo de fato existissem. O invento é conhecido como Máquina de Turing e serviu de base para a moderna Computação.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Turing trabalhou para a inteligência britânica, num centro especializado em quebra de códigos. Na área a Inteligência Artificial propôs o Teste de Turing no famoso artigo “Computing Machinery and Intelligence.

Em comemoração ao seu centenário a Universidade Federal do Rio Grande do Sul está promovendo uma série de atividades previstas para se iniciarem no dia 23 de junho de 2012. As atividades compreendem palestras, concurso de vídeo, exposição no museu da UFRGS e competição de criptografia. Quem quiser acompanhar as palestras ao vivo é só acessar o link http://turing.mconf.org/

0 comentários:

Postar um comentário