BARCELONA 2013


Professores e alunos dos cursos de Computação da ULBRA Canoas realizaram uma viagem à Barcelona, Espanha, de 05 a 11.10. A iniciativa teve por objetivo visitar instituições universitárias do segmento para verificar as atividades desenvolvidas na área, além de possibilitar aos estudantes conhecerem uma nova cultura e verificarem as possibilidades futuras de trabalho na Europa. O grupo, formado por 16 pessoas, foi capitaneado pelo coordenador dos cursos de Computação, professor Eduardo Isaia Filho. 

Ocorreram visitas técnicas à UPF (Universidade Pompeu Fabra), ao Yahoo Labs, a  UAB (Universidade Autônoma de Barcelona) e ao IIIA (Instituto de Investigación en Inteligencia Artificial). Para o coordenador as visitações serviram como instrumento de conhecimento ao grupo. Além de trocar informações e experiências, tanto alunos como professores puderam verificar o que grandes instituições acadêmicas estão fazendo tanto em pesquisa, como em desenvolvimento. 

Segundo o professor Eduardo, a importância da viagem para os alunos não é somente o ganho técnico, mas também os conhecimentos adquiridos em  uma nova cultura. Barcelona é uma cidade cosmopolita, onde o transporte público é eficiente e as pessoas são muito educadas. Fato este que pode ser comprovado no depoimentos dos alunos:
  • Cristiane Bicca: “Poderia citar uma série de coisas legais que observei em Barcelona, como pontos turísticos, traços culturais ou até o carregador de celular gratuito que os guris acharam por lá..vou ser redundante, mas é impossível deixar de falar sobre a mobilidade urbana (qualidade dos serviços oferecidos) que é diretamente proporcional à qualidade de vida das pessoas. Quantas possibilidades para se locomover de um canto a outro! Me encanta também o fato das pessoas não ficarem "cuidando" como tu se veste ou a marca das tuas roupas.  Parecem muito bem resolvidos e não preocupados com status mas sim com o seu bem estar. Mensagem que ficou: E viva a qualidade de vida, que é o que importa!”
  • Thauan Minetto: O que mais me impressionou foi como uma cidade tão grande pode se tornar tão pequena? Por exemplo em pouco tempo você pode atravessar ela de um lugar a outro através de meios de transportes que suprem a necessidade tanto do povo quanto de todos os turistas que passam por lá todos os dias... Uma cidade que ao mesmo tempo é “velha” e “nova”.
  • Rafael Campos: Chamou-me a atenção o cuidado do governo em fornecer a sua população um lugar com qualidade de vida para morar, organizando principalmente no âmbito do transporte público e da infraestrutura uma total mobilidade através de diversos meios de transportes espalhados pela cidade, tendo ciclovias e pontos de "bici" espalhados por toda a cidade e a integração (Ônibus - Tran(bonde) - Metro - Trem), calçadas largas para pedestres, paradas de ônibus limpas e modernas, estacionamento subterrâneo, além de parques bem cuidados e limpos, ou seja, cidades muito bonitas e agradáveis de se viver.”
  • Luis Artur Rossa: “Barcelona é uma cidade que tem muitos detalhes. O que me chamou a atenção, além das BELÍSSIMAS MULHERES (risos) foi a média de peso da população. Dificilmente se encontra um obeso ou pessoa acima do peso nessa cidade que parece transpirar saúde nas suas praças cheias de pessoas correndo, caminhando ou andando de bicicleta. Além disso, algo gritante que percebi é que ter um carro não é vantajoso lá, pois o trasporte público é tão abrangente e de qualidade suficiente para que você possa escolher, sem muita dor, ir ao trabalho de bicicleta ou a pé, isso sem falar que ter um carro custa caro - aquisição, garagem, estacionamento, manutenção, etc.” 
  • Prof. Mauricio Escobar: "Gostei bastante da diversidade cultural e influência artística que a cidade possui. Ela é rica em detalhes nos prédios, fachadas de lojas, etc. Também achei impressionante a infraestrutura e transporte público, com suas informações claras e objetivas, facilitando a vida dos turistas."


Também integram o grupo na viagem, representando a incubadora tecnológica ULBRATECH, o diretor Marcio Machado e o gerente Anderson Yanzer. As atividades desenvolvidas pelos gestores teve o propósito de conhecer modelos dos parques e incubadoras espanhóis, apresentar a rede da ULBRATECH, além de buscar novas parcerias.

Confira mais fotos da viagem em nosso perfil do Facebook: Comp ULBRA Canoas



0 comentários:

Postar um comentário