CURSOS

A ULBRA Canoas oferece quatro cursos na área de tecnologia da informação (TI), são eles: Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Superior de Tecnologia em Redes de Computadores

Conheça um pouco mais dos nossos cursos.


SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

O curso forma profissionais com uma sólida formação conceitual aliada a uma capacidade de aplicação destes conhecimentos científicos em sua área de atuação  de forma a agregar valor econômico à organização e valor social ao indivíduo.
Neste sentido, as competências do profissional de Sistemas de Informação podem ser agrupadas em Competências Tecnológicas e de Gestão, e Competências Humanas.

Modalidade: Bacharelado 
Profissão: bacharel em Sistemas de Informação 
Tempo de integralização: 8 semestres - Noturno
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

O curso forma profissionais aptos a planejarem e implementarem sistemas computacionais que apoiem a administração e o funcionamento de empresas, explorando recursos de equipamentos, sistemas operacionais e de linguagens de programação. O curso também prepara profissionais para a área de pesquisa e desenvolvimento de projetos inovadores.
Habilita, ainda, o desenvolvimento de tarefas de análise e projeto de sistemas; soluções para o comércio eletrônico e Internet; comunicação e segurança de dados; automação de escritórios e plantas industriais. O mercado de trabalho é amplo, com excelente remuneração, e a demanda mundial por profissionais com conhecimento de alta tecnologia está em franco crescimento. O profissional pode atuar em empresas públicas e privadas dos mais variados ramos ou ainda atuar como profissional liberal.

Modalidade: Bacharelado 
Profissão: bacharel em Ciência da Computação
Tempo de integralização: 8 semestres - Noturno
Matriz curricular
Site oficial do curso


REDES DE COMPUTADORES

O curso forma profissionais qualificados para projetar, instalar e administrar diversificados  tipos de redes de computadores, como redes locais, urbanas, de longa distância e Internet; capacitando-os para especificar, implantar e administrar a infraestrutura de rede das organizações.
Qualifica profissionais para atuar na configuração de hardware e software ligados à rede de computadores; fornece subsídios para a administração e manutenção de redes de computadores, incluindo atendimento às necessidades dos usuários. Atuam na verificação da segurança dos sistemas e na realização de testes para detectar possíveis fontes de falhas.

Modalidade: Tecnólogo 
Profissão: tecnólogo em Redes de Computadores 
Tempo de integralização: 5 semestres - Noturno 
Matriz curricular
Site oficial do curso


ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

O curso forma profissionais capacitados a desenvolver sistemas, utilizando ambientes de programação e bancos de dados com ampla aceitação no mercado. Os profissionais podem atuar em pequenas, médias e grandes empresas desenvolvendo soluções que envolvam o uso de tecnologias e serviços de informática e internet.
O egresso do curso deve ser um profissional apto a analisar, projetar e implementar sistemas utilizando técnicas e métodos de engenharia de software que resolvam problemas do cotidiano das organizações.

Modalidade: Tecnólogo 
Profissão: tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 
Tempo de integralização: 5 semestres - Noturno
Matriz curricular
Site oficial do curso


MERCADO DE TRABALHO

Com o panorama atual, em que temos uma sociedade baseada no uso da informação e do conhecimento, o uso de recursos virtuais e tecnológicos é abundante, portanto, é natural que todos os setores da economia procurem automatizar seus processos tornando-os mais eficientes, proporcionando maiores ganhos e diferenciais competitivos. Assim, é natural que todos os setores da economia necessitem e demandem sistemas computacionais, sejam bancos, lojas, hospitais, indústrias, empresas de telecomunicações, entre outros. E essa demanda gera uma forte demanda por profissionais de Sistemas de Informação em praticamente todos os segmentos do mercado. 
Além disso, surgem continuamente novas empresas e produtos associados à informática. E, para cada novo dispositivo/software, surge uma nova demanda por profissionais qualificados. E esta forte demanda aumentou a carência de profissionais da área de Computação e Sistemas no país. Algumas estimativas apontam um déficit mundial de cerca de 300 mil profissionais, sendo 50 mil só no Brasil. Atualmente, no Brasil temos mais vagas de emprego para trabalhar na área de TI, que profissionais aptos disponíveis para ocuparem estas vagas. Ou seja, existem muitas oportunidades nesta área, sendo que também é uma das áreas com a melhor média salarial do país. Segundo reportagem da Rede Globo exibida em 29/03/2010 a área de TI prevê 200 mil vagas de emprego para 2013.


INFRAESTRUTURA

A ULBRA, visando um atendimento de qualidade no que concerne ao ensino, pesquisa e extensão, investe na contemplação de espaços físicos para laboratórios e na aquisição de equipamentos de informática.
Os Cursos de Computação contam com:

  • Laboratório de Informática da ULBRA - (LABIN) - Prédio 14 - 3º e 4º andares;
  • 28 salas de aula equipadas com 20 computadores com acesso à internet e recurso de 
  • projeção, cobertos com rede wireless;
  • Sala de uso comum com 30 computadores, aberta de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e aos sábados, das 8 às 16 horas.

Além dos recursos de infraestrutura, a ULBRA Canoas possui o convênio educacional Microsoft, que possibilita aos alunos:

  • Acesso aos mais modernos softwares de desenvolvimento;
  • Desconto em provas de certificação;
  • Email e disco virtual.