quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Professor dos cursos de Computação participará de competição Internacional de hacking.

Parabéns ao nosso professor, Eduardo Santa Helena, que irá participar do Global CyberLympics, competição Internacional de hacking ético, defesa de rede e forense computacional, dia 29.10, na Flórida, EUA. 

A disputa é uma competição de segurança cibernética global, disputada entre equipes e está em sua segunda edição. Na competição, o professor integra uma equipe formada por seis especialistas em segurança e hackers éticos de Times de Resposta a Incidentes de Segurança de órgãos do governo e empresa privada (CSIRTs). Seu grupo é formado por amigos e colegas do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e Bahia, que tomaram conhecimento do evento através de divulgação nas redes sociais e em listas de discussão de segurança da informação. Para chegar à fase decisiva, eles ultrapassaram uma etapa qualificatória, que contou com 65 equipes das Américas dos Sul e Central. “Trabalhamos de forma remota durante os três primeiros rounds da competição. No primeiro, tivemos que encontrar evidências de invasões, fazer análise de arquivos e da rede, além rastrear hackers através de vários sistemas operacionais diferentes. Depois, acessamos uma rede de computadores para descobrir vulnerabilidades e dados valiosos protegidos de forma insegura, além de explorar vulnerabilidades a fim de ganhar acesso total e irrestrito nos computadores alvo. Por último, nossa missão foi defender um perímetro com oito computadores de diversos sistemas operacionais do ataque de hackers, que neste caso eram os próprios organizadores do evento. Foi uma tarefa bem difícil, pois as máquinas, na sua maioria, estavam totalmente comprometidas e tivemos muito trabalho para corrigir as falhas e torná-las seguras”, explicou Eduardo.

Na fase decisiva, a disputa será presencial e a equipe brasileira vai enfrentar outros seis times de especialistas do mundo todo, entre eles os holandeses, que venceram o evento em 2011. “Estamos muitos felizes com o êxito obtido, ainda mais que ele nos credenciou a participar da final. Chegar até aqui já foi uma vitória muito grande, pois mostramos que no Brasil existem profissionais capacitados na área de segurança da informação. Nesta etapa decisiva as dificuldades serão ainda maiores, mas temos confiança em nossa equipe e vamos tentar trazer um bom resultado na bagagem. Acho que os alunos dos cursos de Computação da Universidade também são beneficiados, pois eles assistem aulas com um profissional que possui um conhecimento sólido na área de segurança da informação. Isso comprova também que a ULBRA oferece um ensino qualificado na área, com professores muito capacitados. Por fim, o excelente resultado da equipe que participo, reflete o alto nível da qualificação acadêmica brasileira no segmento em que atuo”, finalizou Eduardo, que é graduado na primeira turma do Curso Superior de Tecnologia (CST) em Redes de Computadores da ULBRA, com pós-graduação em Segurança da Informação pela mesma Instituição.

A disputa final será na conferência Hacker Halted 2012, na próxima segunda-feira, 29.10, em Miami, EUA. Boa sorte a toda equipe!!!

0 comentários:

Postar um comentário