terça-feira, 21 de agosto de 2012

ULBRATECH: o desenvolvimento pela inovação


Universidade inaugura oficialmente Parque Tecnológico dia 22.08
A Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) lança oficialmente no dia 22.08, um projeto ambicioso. É a criação da Rede ULBRA de Inovação (ULBRATECH), proposta que congrega as incubadoras e os parques tecnológicos das 15 unidades da Universidade espalhadas pelo Brasil. Atualmente, a implantação do projeto passa por diferentes fases, de acordo com as necessidades e a realidade de cada região. A inauguração oficial integra as comemorações do aniversário da ULBRA, com o objetivo de reforçar seu papel de fomentar a pesquisa, valorizando talentos locais, e buscando recursos através de parcerias firmadas com as empresas. A solenidade de inauguração está marcada para as 10 horas, desta quarta-feira, no prédio 16 da ULBRA Canoas. O campus fica na Avenida Farroupilha, 8001, bairro São José. 
Para os estudantes, é fonte de emprego e renda, assim como uma oportunidade de aplicação dos conhecimentos trabalhados em aula. Já para a Universidade, funciona como um meio de captação de ideias, com a intenção de incentivar talentos e, para as empresas, serve como forma de acesso a projetos e pesquisadores de ponta para o desenvolvimento de produtos ou processos inovadores.
As áreas prioritárias da ULBRATECH Canoas são petróleo, gás e energias renováveis, metal-mecânica, tecnologia da informação e biotecnologia. Esses setores estão de acordo com as vocações de cada região em que a ULBRA se faz presente e com as competências técnicas da Instituição.

Parque Tecnológico ULBRATECH
Os Parques Tecnológicos ULBRATECH surgem do desejo e da necessidade de inovação. O objetivo é obter cada vez mais um melhor aproveitamento da estrutura da ULBRA, principalmente, do corpo de pesquisadores e laboratórios, para que, em parceria com empresas, possam ser aplicadas as pesquisas desenvolvidas na Universidade. O projeto já se integra com propostas de outros Parques Regionais e a intenção é de que, até 2020, possa ser uma referência em processos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica nas áreas definidas como prioritárias para cada Unidade.


iULBRA - Incubadora Tecnológica da ULBRA
A Incubadora Tecnológica da ULBRA (iULBRA), é totalmente integrada ao Parque Tecnológico ULBRATECH, que objetiva incubar empresas de base tecnológica com apoio técnico da Universidade. As empresas incubadas fazem parte da Rede ULBRA de Inovação e contam com diversos serviços, além de usufruírem da infraestrutura de uso comum como auditórios, salas de reunião, apoio a eventos, etc. A iULBRA oferece três modalidades de incubação: interna, onde a empresa se instala fisicamente dentro da Incubadora utilizando a estrutura disponível; externa, onde a empresa utiliza apenas os serviços de apoio oferecidos; e a pré-incubação, fase em que o empreendedor desenvolve um plano de negócios, visando preparar-se para o ingresso na iULBRA, e, neste período, utiliza somente os serviços.

Como ingressar na Incubadora da ULBRATECH
Os interessados em fazer parte da iULBRA, podem acompanhar os editais semestrais com detalhamento de processo seletivo, composto por plano de negócios e entrevista. Os projetos podem permanecer incubados até dois anos, prorrogáveis por mais um, após acompanhamento trimestral e avaliação anual positiva do seu desenvolvimento. A iULBRA é aberta à comunidade. Qualquer pessoa que queira desenvolver um projeto, relativo às áreas prioritárias (petróleo, gás e outras fontes de energia, metal-mecânica, logística, tecnologia da informação e comunicação, e biotecnologia), podem incubar suas propostas. Aos incubados, é oferecido espaço para escritório, sala de reuniões, sala de descompressão e convivência, auditório e acesso à Biblioteca da ULBRA. Além dos serviços gratuitos, são disponibilizados a utilização de todos os serviços disponíveis no campus, considerando o regulamento e possíveis custos de cada serviço, como bares, restaurantes, reprografias, galpão crioulo, quiosques, complexo esportivo, além de apoios como: consultoria para elaboração de projetos para captação e recursos junto a agências de fomento; consultoria para organização de ações para apresentação do projeto a investidores em geral e rodadas de negócios; orientação para elaboração e atualização do Plano de Negócios; apoio na identificação de pesquisadores e tecnologias que possam colaborar no desenvolvimento e aprimoramento tecnológico dos produtos e serviços, gerando inovação; orientação no registro de propriedade intelectual; e, apoio no processo de licenciamento de produtos junto a órgãos governamentais.

Mais informações podem ser obtidas junto à ULBRATECH, através do telefone (51) 3477.4000, ramal 2300, ou pelo e-mail ulbratech@ulbratech.com.br. Também é possível contatar pelo Twitter: @ulbratech.

1 comentários:

Luiz Fernando disse...

Meus parabéns pela iniciativa. Estou ansioso pelos resultados que este novo pólo tecnológico irá trazer para a região metropolitana e acredito que dará um novo fôlego para a universidade também. Muito sucesso!

30 de agosto de 2012 às 15:18

Postar um comentário