quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Aluno de Sistemas de Informação da @computacaoulbra participa do KM Brasil

Assim como nem tudo que reluz é ouro, nem todas as informações que são postadas na Internet podem ser consideradas confiáveis. Essa premissa motivou o então aluno do curso de Sistemas de Informação da ULBRA Canoas, Edemar Oliveira da Silva, a realizar seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “As informações disponibilizadas na Internet não são padronizadas ou geridas por um órgão fiscalizador. Sendo assim, filtrar e selecionar conteúdos, avaliando a qualidade daquilo que é informado não é uma tarefa trivial”, destacou Edemar. Posteriormente, o artigo foi selecionado para participar do 11º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento, denominado Knowledge Management (KM), que foi realizado na capital paulista, de 22 a 24.08.

O artigo, que foi concluído em 2011/2, se propunha a desenvolver um software WEB que auxiliasse na tomada de decisão de fontes de informação em saúde na internet. “O sistema serve para auxiliar aqueles que desejam fazer uma pesquisa quando o assunto escolhido estiver relacionado à área de saúde. Meu trabalho apresenta uma ferramenta computacional que tem o propósito de avaliar a qualidade de páginas sobre saúde disponíveis na Internet em idioma português”, afirmou Edemar, que contou com a orientação do professor dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da ULBRA Canoas, Stanley Loh. Também auxiliou no TCC a professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Carolina Sturm Trindade.
Usando critérios de organizações mundiais de saúde, o artigo se propunha a fazer uma avaliação da qualidade das fontes de informação na internet, de acordo com o orientador de Edemar. “O mecanismo utiliza o Google, mas para cada resultado gerado por este, o sistema faz uma avaliação dos critérios, sendo atribuído um selo de qualidade”, explicou Stanley.

Pelo fato do artigo avaliar a qualidade do conhecimento, ele enquadrava-se nos requisitos para pleitear sua participação no KM Brasil. Foi necessário, então, a aprovação deste, o que aconteceu mediante avaliação do Comitê Científico da Sociedade Brasileira da Gestão do Conhecimento (SBGC), órgão que promove e organiza o congresso. O artigo foi apresentado pelo professor Stanley, mas contou com a participação das docentes dos cursos de Computação da Universidade, Ana Lúcia Schiaffino Morales e Fabiana Lorenzini.
Para o coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Universidade, Anderson Yanzer, o fato de o artigo ter sido selecionado é algo bem relevante. “Como o KM Brasil é o principal congresso de gestão do conhecimento na América Latina, ele acaba se tornando o melhor lugar para apresentar um trabalho no segmento”, salientou. Já o professor Stanley entende que a participação no congresso é uma forma de serem apresentados os resultados do que é feito nos projetos de pesquisa. “Divulgar o artigo no KM Brasil é uma validação daquilo que estamos fazendo. Apresentamos o conhecimento adquirido durante o projeto de pesquisa”, concluiu Stanley.

Após graduar-se, Edemar está trabalhando na comunicação digital da Assessoria de Comunicação Social (ACS) da ULBRA Canoas. Ele pretende dar continuidade ao seu artigo através de um programa de mestrado, pois tem preferência por abordar temas ligados à gestão do conhecimento.

0 comentários:

Postar um comentário